15/01/2010

A quem você presta contas?

[Prestar contas a alguém significa abrir a sua vida para alguns amigos cuidadosamente escolhidos e de confiança, que lhe dirão a verdade. Eles conquistaram o direito de examinar, de questionar e de aconselhá-lo. Salomão disse: "As feridas feitas por um amigo são melhores do que muitos beijos de um inimigo" (Pv 27:6 NLT). Pense nisso!]

"O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis." 1 Coríntios 4:2 NVI


As pessoas que aceitam prestar contas geralmente possuem quatro qualidades. Verifique e veja se você as possui:


(1) São vulneráveis – são capazes de saber quando estão erradas e de admiti-lo, mesmo antes de serem confrontadas.


(2) São ensináveis – estão dispostas a ouvir, são rápidas em aprender, e estão abertas para receber conselhos.


(3) Estão disponíveis – elas são acessíveis; você sempre pode encontrá-las.


(4) São sinceras – elas odeiam tudo que é falso; são comprometidas com a verdade independente do quanto ela possa ferir alguém.


Você diz: "Este padrão é muito alto". Você está certo. É um padrão com o qual o orgulho não consegue lidar e que os egos frágeis não tolerarão. Esses preferem parecer bons em lugar de serem bons!


Não me entenda mal – não estou sugerindo que qualquer pessoa tenha acesso à sua vida. Não, isto é perigoso. Eu disse alguns amigos escolhidos, confiáveis, discipuladores, mentores espirituais, pessoas que conquistaram o direito de andarem ao seu lado, e de fazerem, no momento oportuno, as perguntas certas. Elas darão a você uma nova perspectiva e com sabedoria, ajudarão a manter você nos trilhos. Paulo confrontou Pedro. Samuel confrontou Davi. Quem confronta você?



Fonte: Boletim O Atalaia - CRP12

Um comentário:

  1. Ola pastor! primeiramente quero parabenizar pelo blog! não tenho dúvidas de que os temas que serão abordados aqui só terão a acrescentar.

    Sobre o tema... sem dúvidas é essêncial ter alguém pra andar junto, assim como esta escrito "eh bom que andem em dois, pra que se um cair o outro o ajude a se levantar" (ou algo assim...rs). Nem sempre é fácil encontrar quem nos compreenda (e compreender totalmente só Deus mesmo!), mas por mais diferente que sejamos, sempre existirá quem tenha compatibilidade com agente, sempre existirá uma pessoa pra nos ouvir, pra nos ajudar a caminhar, a crescer... e como isso é importante! Um grande privilégio!

    Paz a todos!
    Ana Carolina de Azevedo.

    ResponderExcluir